Informação, dicas e tendências ligado ao mundo dos Executivos, Universitários e Empresas.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

"ÉTICA EMPRESARIAL"

Você já ouviu falar em "Capital Reputacional da Empresa"  ? Pois é, ele existe, e está cada vez mais sendo percebido e considerado pelos seus clientes.O que mais se vê hoje em dia é a busca incessante e desenfreada por parte das empresas em fidelizar os seus clientes, "esgotando" o cérebro dos profissionais de marketing  para que busquem programas e ações para a tal da fidelização. Bem ,o que posso dizer é o seguinte: os clientes ( e eu me incluo nessa categoria )se interessam sim em obter vantagens em planos de fidelização como milhagens, pontuações para se ganhar brindes,etc., porém, o fator determinante na hora da compra de um produto ou serviço não são somente as vantagens que ele poderá ter após várias compras , mas principalmente  a garantia e a segurança de se ficar plenamente satisfeito no primeiro contato com o produto .Isto inclui não ter que se efetuar a troca do produto, ficar "encantando" com o que consumiu, desfrutar positivamente do serviço que está "embutido" na compra  ( forma de pagamento, prazo de entrega, atendimento diferenciado, etc.). Na verdade, o grande agente fidelizador da sua empresa é o capital reputacional dela perante o mercado. Dentro deste "pacote" temos empresas que, com certeza, implementaram internamente um "Código de Ética" ou "Guia de Conduta", que diz respeito a uma série de ações nesse sentido que são adotadas no dia à dia por todos: proprietários, acionistas, fornecedores e funcionários.O "Código de Ètica" atrai e aglutina pessoas alinhadas com um mesmo perfil de conduta  ( integridade, honestidade, transparência, respeito ).Essas empresas ministram regularmente treinamentos e reciclagens sobre ética, com a participação de todos envolvidos nesse processo , conforme mencionei acima, e convidando também para participarem desses treinamentos um grupo de clientes.Recentemente foi criado o "Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade",chamado de Cadastro Empresa Pró-Ética. É uma iniciativa da Controladoria Geral da União e do Instituto Ethos, que avalia e divulga empresas engajadas nesse propósito.No mês de agôsto deste ano será divulgada a primeira lista de empresas cadastradas e que terão o sêlo Pró-Ética, e não tenham dúvida, a visibilidade que essas empresas terão será o plano de fidelização mais eficiente de toda a história de suas empresas, tendo como mídia de divulgação os seus próprios clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário