Informação, dicas e tendências ligado ao mundo dos Executivos, Terceiro Setor&Ações Sociais..

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

"A SUA EMPRESA JÁ ESTÁ PREPARADA PARA O NATAL?"


O natal é uma data muito promissora e esperada pela maioria das empresas , em especial pelos comércios, pois representa um dos períodos de maior faturamento. E você, já está preparado?

Todo o ano é a mesma coisa: muitas empresas deixam o planejamento de lado, os mêses vão se passando, e quando menos se espera, o ano está prestes a terminar. Aí é aquela correria!
Define-se da noite para o dia que promoções serão feitas; os brindes para os clientes são escolhidos sem muitos critérios, e às vezes não há tempo hábil para que sejam logotipados; a reposição de estoque e os pedidos de mercadorias para o natal tendem a sofrer atrasos , uma vez que o seu fornecedor não foi notificado com antecedência para que atendesse a sua demanda; produtos específicos  para essa data deixam de ser lançados , ou são lançados de forma indevida por falta de planejamento...resumo da ópera...é o caos! E assim , muitas empresas perdem a oportunidade de "engordar os seus caixas" e de atenderem aos seus clientes como de fato deveriam, por pura falta de planejamento.
Na verdade, datas especiais como o dia dos pais, dia das mães, natal e outros de tal relevância merecem atenção especial, com um planejamento criterioso, e feito com vários mêses de antecedência.
No caso do natal, em específico, sugiro que no primeiro trimestre do ano todas as ações promocionais, publicitárias, lançamentos de novos produtos e outros sejam exaustivamente pensados, discutidos, e definidos.
No segundo trimestre todos os recursos materiais já deverão estar sendo providenciados , os fornecedores de produtos e serviços envolvidos já deverão estar de posse de um planilha constando dos itens a serem produzidos, bem como as suas quantidades e o cronograma de entregas, e todos os funcionários internos já devem ser informados e devidamente treinados sobre todas as ações.
No início do terceiro trimestre todas as ações feitas nos dois primeiros trimestres devem ser revisadas e ajustadas, se necessário. Em meados de outubro e novembro deve ser feita toda a "ambientação" do seu negócio, e o cliente já deve começar a receber informações referente a todas as suas ações de marketing e publicitárias planejadas anteriormente.Simples assim! Sem correria, sem falta de mercadorias, com todo o material de divulgação nas mãos, todos os seus produtos e brindes devidamente logotipados e entregues na data prevista, e os funcionários afiadíssimos para operacionalizarem todas as ações , e venderem muito!
Espero que sua empresa também já esteja preparada para o natal.

Um abraço, e bons negócios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário