Informação, dicas e tendências ligado ao mundo dos Executivos, Universitários e Empresas.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

"CLASSIFICADOS DE IDÉIAS"

Você já pensou na possibilidade de utilizar a Internet como ferramenta de captação de novas ideias para que sirvam de inspiração para a sua empresa ? Os ambientes digitais podem lhe render muito.



Todos sabemos como é a vida de um executivo. A rotina diária de cerca de 12 hs gera um grande desgaste físico e mental, e acaba, por muitas vezes, por minar toda e qualquer fonte inspiradora de novas ideias. Corre-se contra o tempo. São longas reuniões internas, reuniões com fornecedores, viagens, congressos, resolução de problemas emergenciais, além da habitual pressão para que se cumpram metas dentro de prazos estabelecidos. Em meio a esse caos, chega o seu superior, e ainda lhe cobra inovação e ideias criativas. Com tudo isso, realmente não é fácil que se tenham ideias criativas e inovadoras a toda hora, embora seja sabido que um executivo completo deva estampar como marca principal a criatividade. E aí, o que fazer?
Bem, então vamos desenvolver o  nosso raciocínio juntos. Em primeiro lugar, não vamos nos esquecer de todas aquelas ações que já mencionei em minhas postagens sobre a importância em se modificar, de tempos em tempos, as   rotinas de trabalho, novos ambientes, e de se promoverem eventos externos e específicos para que se busque aflorar uma fonte inovadora de ideias em sua equipe. É o que chamo de fazer uma "higienização mental" em sua equipe como premissa básica para que novas ideias se construam. Mas só isso é pouco. Fazer só a "lição de casa" hoje em dia não basta. Temos sempre que andar aquele quilometro a mais, não é mesmo?  Então, que tal  promover no site de sua empresa um "desafio de ideias" , colocando-se um problema específico , ou ainda solicitando que se lancem novas ideias para a repaginação de seus produtos e empresa? Ao final, premiam-se aquelas que efetivamente contribuírem de forma original e criativa. Reúna estrategicamente alguns executivos  de sua empresa, e juntamente com sua agência de publicidade e de marketing promocional, elaborem uma promoção que seja interessante aos participantes e a sua empresa. Você pode se surpreender com os resultados.
Não estou dizendo aqui que você deva desprezar as ideias que surgirem internamente em sua empresa, e nem deve! Mas sim que se utilize  dessa ferramenta como complemento à sua equipe, bem como uma nova fonte inspiradora, que te traga ideias e sugestões vistas por óticas diversas e não contaminadas por vícios internos.
Na verdade, essa ideia surgiu na Holanda em 2005 com o site Battle of Concepts  ( BOC ).
Você pode fazer  uma premiação  ou "desafio de ideias", como queira, para públicos específicos , aproveitando nichos como o de universitários, recém-formados, etc. Não custa tentar! Embora algumas empresas já se utilizem dessa ferramenta, pode ser que nesse momento , essa seja uma ferramenta inovadora para você e sua empresa.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário