Informação, dicas e tendências ligado ao mundo dos Executivos, Terceiro Setor&Ações Sociais..

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"COMO SE SENTAR À MESA ... DE REUNIÃO!"


Você sabia que o local que escolhe para se sentar a uma mesa de reunião pode ser um diferencial estratégico? Confira essas dicas!

Executivos sempre estão as voltas com reuniões, isso é fato! Uma reunião de trabalho é o momento de maior exposição de um profissional, onde todo o seu conhecimento e poder de persuasão são colocados à prova , e que todos os seus colegas  estão ali, de olho em você. Na verdade, uma reunião de trabalho tem o poder de decidir o futuro de um executivo na empresa, não há meio termo. Então, confira aqui algumas dicas simples, mas que podem ser um diferencial ao seu favor na condução de uma reunião.

- Sentar-se a cabeceira da mesa é privilégio do "big boss" . Se utilize dessa posição somente na ausência do seu chefe, e caso você seja o seu braço direito.

- Caso você sinta a necessidade de uma postura opositora, sente-se na cabeceira oposta ao seu chefe, frente à frente. Mantém-se uma certa distância do oponente, porém, com um campo de visão aberto.

- Você quer lançar uma nova ideia ou produto que irá gerar polêmica? Então posicione-se quase em uma das pontas da mesa ( uma posição antes da ponta ), e coloque um colega que partilhe da mesma ideia e concorde com você na diagonal oposta. Isso fará com que você tenha uma conexão amigável no  momento em que o seu olhar cruzar a mesa, te servirá como apoio, e você ficará mais seguro na hora de sua exposição.

- Evite sentar-se nas pontas, propriamente ditas. Quem se coloca nessas posições geralmente passam despercebidos pela reunião, e não conseguem participar das decisões. Porém, dependendo do seu objetivo nessa reunião, também pode ser uma colocação estratégica.


Tente sempre chegar a reunião com uma certa antecedência. Escolha estratégicamente o seu lugar a mesa, organize todo o seu material de apoio de forma sequencial e lógica , e concentre-se. Receba os seus colegas de reunião, e aproveite para reparar na forma como cada um chega, o seu gestual, e inclusive o seu "estado de espírito", e utilize essas informações a seu favor. Depois, é só colocar todo aquele seu talento para fora, e fazer dessa sua reunião um sucesso.

Boa sorte!

2 comentários:

  1. gostei do tema do blog, muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana que você gostou, e desculpe pela demora no retorno. A página está sendo remodelada, e entraremos fundo no assunto "Terceiro Setor", dando destaque a um projeto social próprio.
    Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir