Informação, dicas e tendências ligado ao mundo dos Executivos, Terceiro Setor&Ações Sociais..

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

"Exemplo : o mais eficaz treinamento"



O exemplo é, sem dúvida, a melhor ferramenta para se transmitir ensinamentos e valores. O exemplo ensina, condiciona, e proporciona maior entendimento da real importância daquele ensinamento.

Nesta ultima semana tive o grande prazer de receber meu pai em minha casa, o que não é tão comum, devido a distância. Eu moro em Florianópolis, e ele, no Guarujá, São Paulo. Ele passou uma semana aqui, e ontem,  quando ele foi embora, refletí muito à respeito dos valores que ele me passou durante toda a minha vida, e que ainda continua me dando. Desde pequena aprendi através do exemplo o real valor  da ética, do caráter, e da retidão nas atitudes. Me lembro de quando era pequena , nos finais de semana, ocasião em que ele estava mais desligado de suas atividades profissionais, ele comprava vários jornais, revistas, e eu me sentava ao lado dele. Ele separava um caderno infantil que vinha em um jornal específico, e me dava para que eu lesse , e ainda comprava algumas revistas infantis para que eu o acompanhasse nas leituras dominicais. Outro exemplo que ele sempre me passou também foi o compromisso e responsabilidade que ele sempre teve com o seu trabalho. Eu ficava observando ele conversar com minha mãe sobre as reuniões que ele tinha em sua empresa, as adversidades no ambiente de trabalho, e ia aprendendo, desde pequena, um pouco do mecanismo  e do funcionamento  de uma empresa. Me lembro que às vezes ele chegava em casa mais sisudo, quando algo não corria muito bem durante o dia, mas também, e principalmente, me lembro dos dias em que ele chegava em casa, e saíamos todos para um bom restaurante para comemorar um bom negócio que ele tivesse fechado. Nessas ocasiões eu ia aprendendo com o seu exemplo, pouco à pouco, o quão bom é a gente se comprometer com o trabalho, lutar pelo o que se deseja e acredita, e depois desfrutar dos resultados.
Hoje , apesar dele estar aposentado, ele continua uma pessoa super ativa . Para manter a sua mente e corpo em pleno vigor ele é Síndico do prédio onde mora há alguns anos, o que o mantém sempre ativo e dinâmico. Aqui em casa eu o pegava constantemente lendo, acessando páginas na internet na área de Direito Trabalhista, que diz respeito a sua formação e campo de atuação. Conversamos muito sobre política, mercado de trabalho, aliás, foi quase um monólogo, pois eu não podia me dar ao luxo de deixar de escutar  e aprender com ele tantas lições. E disso tudo, o que de mais concreto fica e se enraiza é o aprendizado pelo exemplo. Portanto, se  você está pensando nesse momento em aplicar um treinamento e/ou ensinamento eficaz para os seus funcionários, comece pelo exemplo. Esse , verdadeiramente, convence.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário