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segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

"COMO SOBREVIVER A UMA CONSULTORIA - PARTE III"


Dando sequência ao tema consultoria, hoje vou dar as dicas finais para que você se prepare melhor, e se sinta mais seguro e tranquilo em ocasião de uma consultoria em sua empresa.


Até agora me foquei bastante na parte comportamental propriamente dita, porém, só isso não basta para que você enfrente a sua tão temida consultoria. Agora vamos falar de fatos que digam respeito a tudo aquilo que você vem produzindo durante todo o tempo em que  esteve na empresa, bem como os resultados concretos, promoções, dossiê de atualizações profissionais, pró-metas atingidas ( tudo aquilo que você atingiu além das metas estipuladas ), etc.


ORGANIZE-SE!

A organização é fator fundamental para que você apresente todo o seu trabalho de uma forma satisfatória para o consultor. Organize arquivos, pastas e documentos por assunto e ordem cronológica, para que na hora em que for solicitado algum tipo de planilha e/ou documento, você a disponibilze de imediato. Não há nada mais depreciante para um funcionário do que se "descabelar" perante o consultor para se localizar um documento requerido.
Se você não é lá muito organizado, tente um "atalho". Solicite ao consultor, previamente, que lhe entregue uma solicitação por ordem de importância e suas datas específicas para que você disponibilize  todos os documentos que ele irá necessitar. Diga à ele que você está mobilizado em um projeto atual, e que ele lhe dê um prazo de 48 hs para que você se proceda  a junção da documentação. Aí, corra muuuito para que isso realmente aconteça, mesmo que você tenha que ficar 48 hs sem dormir até que tudo esteja organizado e separado para ser disponibilizado. Não é o ideal , mas é uma saída .

DISPONIBILIDADE x ENTREGA

Não sei se você notou, mas fiz questão de colocar em negrito a palavra "disponibilize" no item anterior. E sabe por que? Porque na minha concepção, eu acho simplesmente descabido e ultrajante um consultor se apossar de todo o seu material produzido : planilhas, projetos, e planos de negócios específicos que você desenvolveu para a empresa com tanto empenho e esforço próprio, e entregar de mãos beijadas. É, no mínimo uma ação furtiva por parte do consultor no que tange a sua propriedade intelectual, e do lado  da empresa, um "vazamento" de know-how desnecessário. E para que isso não cause mal estar entre você e o consultor, converse previamente com o seu superior, tente lhe expor esse ponto de vista, para que na hora em que o consultor lhe pedir a entrega de toda a documentação, você diga que por ordem expressa do seu superior você só irá apresentar e explicar todo o teor do material solicitado, porém, que não tem permissão para entregá-lo. Eu acho isso muito pertinente por já ter passado por uma situação dessa há um tempo, e sei que atualmente  todo o material produzido por mim há anos à fio,  hoje ainda é ultilizado por alguns consultores inescrupulosos como proposta de melhoria em suas consultorias. Portanto, sugiro que você converse muito sério com o seu superior à respeito disso.


QUESTIONE, E ALINHE-SE !

Á medida em que a consultoria for avançando não se iniba em pedir, a cada fase da consultoria,  que o consultor e o seu superior te dêem um feed back referente a cada fase, e que já comecem a te sinalizar o que  pode ser feito de imediato para um maior alinhamento as propostas da consultoria. Isso fará com que você já entre em sintonia com as futuras e eventuais mudanças que estarão por vir, além de mostrar a sua flexibilidade e predisposição para a mudança.


NÃO TENHA MEDO, EXPONHA-SE!

Cuidado! Medo de se expor pode ser um sinal de insegurança. Profissionais seguros conversam de igual para igual com chefes e consultores, e sentem até um certo  prazer por estar tendo a oportunidade de mostrar tudo o que é , e tudo o que fez e que vem fazendo em sua empresa . Orgulham-se de seus resultados, suas promoções ao longo dos anos, e de sua imagem profissional no mercado. Agora se você é um recém-formado, e está no mercado de trabalho há pouco tempo, não se iniba também: mostre os  resultados que  atingiu tendo tão pouco  tempo de empresa, porém, deixe bem claro e reforce a sua vontade de aprender, colaborar , e mudar, se preciso for.


E PARA FINALIZAR...

Tenha sempre em mente que o objetivo de uma boa consultoria não é o de se "cortarem cabeças", e sim de se proporem melhorias em produtos e processos, reorganizações de posições , e para trazer maior competitividade para a sua empresa. Com isto , ganha a empresa, e se beneficiam também os funcionários que nela trabalham.`Demissões são raras, e só irão ocorrer caso realmente se façam necessárias. E se esse for o seu caso, só agradeça : será uma oportunidade de crescimento e de mudança para melhor para a sua vida profissional , além de engrandecer , no futuro, a sua bagagem emocional.

Se você quer ler mais sobre consultoria, leia a postagem "Consultoria : ame-a ou deixe-a!!!

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