Informação, dicas e tendências ligado ao mundo dos Executivos, Terceiro Setor&Ações Sociais..

quarta-feira, 27 de julho de 2011

"EXECUTIVOS PELO MUNDO"- Botando a mão na massa!



Um novo dia amanhece.Você está em outro país, e prestes a dar início a um projeto internacional da empresa em que trabalha.A responsabilidade é grande, mas a vontade , energia e dedicação que você está  investindo  nesse projeto para que ele decole são bem maiores:afinal, você é um executivo de fato.Então, chegou a hora de "botar a mão na massa".

A internacionalização de uma marca é realmente um projeto audacioso e demanda muita pesquisa, conhecimento,  informação, e o mais importante, as adaptações que, inevitavelmente, são necessárias para que a marca e o produto tenham a cara deste país , mas sem perder a  sua identidade.
O sucesso é, em primeira estancia, resultado do grau de  maturidade que essa marca possui, e da oportunidade de nicho verificada no país a se instalar.Com isto,estou partindo do pressuposto que você, precavido, e executivo inteligente que é, já estudou e analisou dados básicos desse país  antes mesmo de pisar nele, como população, renda per capita, hábitos, costumes, religião,economia, etc- Estudo de Viabilidade- não é mesmo?
De posse dessas informações, você deverá mesclá-las com Pesquisas Qualitativas junto a um Instituto de Pesquisas do país em questão.Ao meu ver, essa é a fase mais importante de todo o projeto.
Analise e busque o maior número de informações possível referente ao mercado que está atuando, publico alvo que almeja atingir, dos concorrentes diretos e indiretos,formas peculiares de se comunicar com o seu publico, e inicie as adaptações necessárias do seu produto.
Contate fornecedores de matérias-primas e serviços, faça cotações e testes, e promova reuniões e painéis junto a potencais clientes para obter feed back do produto adaptado.Seja flexível, e aceite que mudanças são necessárias , desde o próprio nome do produto, adaptações na formulação, embalagens, e na forma como se comunicar com esse novo mercado.Identifique oportunidades, bem como pontos fortes e fracos de sua empresa perante este mercado.Em todas as suas ações, parta sempre do genérico para as particularidades, e potencialize a sua "sensibilidade ambiental".
Puxa, isso tudo dá muito trabalho, mas você já está começando a dar musculatura ao seu projeto.
Digira todos os dados, e acompanhe a próxima postagem  : "Executivos Pelo Mundo" - Concluindo o projeto!

Obrigada, e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário