Já aviso de antemão que esta postagem não tem por objetivo transmitir fórmulas para que suas reuniões de trabalho sejam um sucesso, mas sim para que se reflita sobre o assunto.A palavra reunião de trabalho entrou muito cedo no meu vocabulário.Me lembro, quando era criança, do meu pai chegando em casa , onde todos aguardávamos para o "cerimonial do jantar" : às vezes ele chegava contente, muitas vezes abatido e cansado, outras vezes meio introspectivo, enfim, e quase sempre ,a primeira frase dele ao chegar era: -"Boa noite, tudo bem por aqui? Acabei de sair de uma reunião e estou..." aí vinha uma variedade de sentimentos que se alternavam a cada dia,de acordo com o resultado da dita cuja. Com isso, desde cedo comecei a formar minha opinião à respeito de reuniões de trabalho. Crescí, e com o tempo ,as tais das reuniões passaram também a fazer parte da minha vida.É claro, elas são inevitáveis!Mas vamos combinar: o que se gasta de tempo e dinheiro com esses "eventos" chegam a casa do absurdo. O tempo acaba se tornando escasso: são tantas as reuniões que não se sobra tempo para que o funcionário coloque tudo em pratica. Se forem feitas com muita intensidade acabam por refletir em um gasto desnecessário ,além do tempo, com recursos materiais , coffee- break,deslocamentos, e por aí vai. Então, o que fazer? Bem, em primeiro lugar, reflita sobre o seguinte: "Reuniões , em sua maioria, são feitas para se resolverem pendências e/ou problemas que não existiriam caso houvesse sido feita uma reunião produtiva e objetiva antes de se iniciar um determinado projeto".Evite o re-trabalho, e aja sempre de forma preventiva.
Invista maior tempo, recursos humanos e materiais, energia, e verbas, na fase de planejamento de um projeto. Quanto mais eficiente for o planejamento de um projeto, menor será a necessidade de reuniões para se corrigirem desvios. E você, anda participando de muitas reuniões?
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