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segunda-feira, 18 de julho de 2011

"DE OLHO NOS CONCORRENTES"


Se você acredita que conhecer a fundo a sua empresa , os seus produtos e o seu publico alvo é tudo o que basta para que suas ações de marketing sejam acertivas ,é bom mudar os seus conceitos.Os seus concorrentes diretos e indiretos devem ser tratados como clientes para lá de especiais.


"Se você conhece o inimigo e conhece a sí mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.Se você se conhece ,mas  não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo e nem a sí mesmo, perderá todas..." - Sin Tzú.

Se tem um livro que deve ser lido por todos os executivos e empresários é a "Arte da Guerra", de Sin Tzú, que é considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, e autor desse famoso livro chinês sobre táticas militares.
São verdadeiras "pérolas" que podem ser aplicadas a diversas áreas de nossas vidas: relacionamentos pessoais, sociais, mundo corporativo...enfim, mas hoje vou falar específicamente sobre a vital importância em se analisar e acompanhar de perto os seus concorrentes diretos e indiretos, fazendo uma analogia com a frase que mencionei acima de Sun Tzú.
Vamos tomar como exemplo a seguinte situação: se você possui uma pizzaria, deve acompanhar os passos não só de outras pizzarias como você ( concorrentes diretos ), mas também das cantinas italianas, restaurantes vegetarianos, lancherias e fast foods em geral, que são os seus concorrentes indiretos, por atraírem clientes que possuem objetivos comuns...todos estão em busca de saciar a sua fome.Aí você vai falar ,"novas"... eu já faço isso.
Bem, se você faz isso, já está cumprindo o seu dever de casa, porém, o que resta saber, é se está fazendo de uma forma efetiva e eficiente.

O que eu recomendo

Tenha em seu quadro de funcionários uma "equipe de campo" , que será responsável por captar o maior número de informações à respeito de seus concorrentes diretos e indiretos.
Elabore um check list de "pesquisa de concorrentes" ou "pesquisa exploratória", como queira,a ser verificado e aplicado  por estes funcionários.Só tenha um cuidado: escolha a dedo estes profissioanis, e treine-os muito antes de soltá-los a campo. O check list deve constar , basicamente,dos seguintes itens de verificação:

-características gerais de arquitetura do imóvel e fachada;
-análise de ambiencia ( cores utilizadas , luminosidade interna, acústica, etc. )
-tipos de mobiliários e equipamentos utilizados;
-mix de produtos oferecidos;
-qualidade dos produtos e serviços oferecidos;
-preços praticados;
-promoções vigentes;
- lançamentos mais recentes;
-experimentação e/ou degustação para avaliação do produto tido como "carro chefe, " in locco";
- análise e coleta de material de divulgação( folders, fotos de banners,produtos logotipados, etc. )
-brindes oferecidos;
-fluxo de clientes no estabelecimento.

Dependendo do tipo do seu negócio, acrescente outros itens de relevancia para uma melhor análise.
Estabeleça um peso para cada item analisado, e pontue os seus concorrentes.Os que forem mais bem pontuados deverão ser o seu o foco como objeto de análise.
Esse check list deve ser feito regularmente, e todas as informações devem ser apresentadas e discutidas não só com o departamento de marketing e da agencia de publicidade envolvida. como também com os profissionais da área de desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade, e financeiro.
Com certeza , em posse dessas informações, suas futuras ações serão mais estratégicas e acertivas.

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