Informação, dicas e tendências ligado ao mundo dos Executivos, Terceiro Setor&Ações Sociais..

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"EMPRESAS COMPARTILHADAS - DETALHES DE UMA FRANQUIA"

Como em qualquer área da vida, dinheiro sempre será acessório, e não peça básica. Seguindo esse raciocínio, vamos ver se você possui requisitos básicos para se tornar um Franqueado. Capital só não basta!

Vamos traçar um comparativo para que o meu raciocínio seja melhor compreendido por você.
Imagine que o Facebook seja uma franquia, a sua página pessoal uma unidade franqueada, e as pessoas com quem você compartilha sua página são as demais unidades franqueadas de uma rede  de franquias.Para que você interaja com os demais tem que respeitar e seguir regras impostas pelo Facebook, sob pena, inclusive, de ser banido da rede.Lá você se comunica diariamente com pessoas, compartilha idéias, promove eventos , propõe novidades, tem uma certa liberdade de expressão, mas está sempre sob os olhares atentos e supervisão da "turma do Facebook" , não é mesmo?Em contrapartida, eles trabalham constantemente para trazer novidades e meios para agilizar e facilitar a performance desta ferramenta social, e buscam inovação tecnológica para que o Facebook, dentro do seu segmento, o de uma rede social que é, seja a maior e melhor frente ao Orkut, Twiter, etc.
É essa , à princípio, a relação que se trava entre o Franqueador( aquele que detém a marca a ser franqueada, e o Franqueado, que paga um valôr x para poder receber todo o know how referente a administração e operação da marca no mercado.Á partir dessa colocação, você tem que parar e se perguntar: eu saberei lidar com essa realidade?Afinal, você tem o direito de uso, e não o direito de fato em relação a marca, compreende?Além disso, você tem que ser flexível , receptivo, e ter a habilidade de compartilhar a sua rotina administrativa, financeira e operacional com o Franqueador e demais Franqueados da rede. Regras e padrões deverão ser seguidos, e nem sempre o que você julgar melhor para o "seu negócio" será melhor para a rede.É claro que existem vários perfís de Franqueadores, uns são mais flexíveis e participativos, e outros, mais ditadores.Portanto, caberá a você pesquisar e escolher o melhor perfil que se adeque a sua personalidade .Eu ouso dizer, inclusive, que esta relação se assemelha, e muito , a um casamento.
Então hoje deixo aqui mais uma reflexão que deve ser exaustivamente pensada e analisada, para que se evitem conflitos futuros:
-Será que eu tenho perfil para ser um Franqueado?
-Eu tenho a habilidade de conviver com padrões e regras?
-Como eu lido com o fato de ter que compartilhar particularidades do meu negócio com várias pessoas?
Feita essa reflexão, poderemos seguir em frente!
Os detalhes e vantagens de uma franquia são muitas, e eu irei discutí-las na próxima postagem: "Empresas Compartilhadas - Vantagens de uma Franquia".
Caso tenha alguma dúvida,deixe um comentário.
Obrigada pela visita, e te espero amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário